domingo, 30 de maio de 2010

Patriotismo?




Tantos torcedores, tantas manias distintas. Embora cada um tenha uma opção de time em época de copa todos se juntam para torcer por um único time: nosso querido Brasil. Tudo pára quando a seleção entra em campo e surge uma imensa expectativa, até quem não gosta de futebol acaba torcendo.
Afinal.. em todo lugar só se fala nisso, chega a ser uma baita persuasão. O verde e amarelo se espalharam pelas ruas da cidade como uma epidemia que só tende a crescer mais e mais; no jornal estão contando os dias para o início da copa.
Já os torcedores vão se organizando pro tal momento esperado.. tem os que usam chapéu verde e amarelo; os que preferem os óculos, pulseiras, camisetas, chinelos e os mais chamativos preferem optar por cornetas e até existe os que colocam mais bandeiras em carros e janelas de residências. Tem um pouco de tudo e eu deixo cada indivíduo com a sua mania, sua superstição.
Embora eu não me considere patriota.. hoje eu, sem querer, percebi que talvez tenha um pedaço de mim que seja da cor desse país. Foi preciso ver um desses chapéus na vitrine de uma loja para pensar em como seria engraçado participar desse movimento de que é tanto comentado. E eu vi que querer torcer pelo time do meu país é uma pequena manifestação de que eu amo esse lugar que eu tanto desprezo.
Pois é, quem diria que um dia eu escreveria sobre isso porque estou sempre preocupada demais em olhar o exterior; elogiar as músicas estrangerias, os produtos, os estilos, os ruivos da escócia, o frio da Europa, os loiros alemães, o sotaque francês, inglês britânico.. Ta.. e o Brasil? O que há pra se falar? De mim a maior parte que eu comento são críticas. Sempre falando do governo, dos políticos, da população, da violência, dos piores lugares. Agora eu percebo a minha ignorância.
Se fosse um país tão ruim quanto eu imaginava.. os estrangeiros não estariam preocupados em vir visitar; as mulheres mais bonitas são daqui; alguns dos lugares mais lindos são daqui. É um país rico.. rico de recursos e débil quando se trata de administrar tudo isso.
Enfim refleti bem e notei que o que tenho por esse pedaço de terra não é só desdém e que talvez aqui dentro do coração algo esteja soprando uma corneta pra torcer por ele todos os momentos.
Pois é, no fundo, no fundo.. todo mundo tem um pouco de patriotismo dentro de si. E você já tem o seu chapéu ou a sua corneta pra depositar as esperanças de vitória no Brasil? :)

Um comentário:

  1. BravoOo BravoOoO!!! jAH TENhooO sim Brasil So da Brasill!! aDorei Jehzz! ♥♥♥

    ResponderExcluir